sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

● TUDO ACONTECE SÓ NO PARAZINHO – Jatene anuncia mega investimento para Parques Industrial e Ambiental em Marituba, enquanto nós aqui da periferia tapajônica ficamos chupando o dedo, esperando um milagre para a gente sair da juquira

MUNICÍPIO DE MARITUBA VAI GANHAR PARQUES INDUSTRIAL E AMBIENTAL
O município de Marituba, na região metropolitana de Belém, vai ganhar um parque industrial e um parque ambiental. Os empreendimentos foram tema de uma reunião entre o prefeito Mário Filho e o governador Simão Jatene nesta terça-feira (10), no Palácio do Governo. O projeto de iluminação da BR-316 no trecho que corta a cidade também foi incluído na pauta.
O parque industrial de Marituba será construído em uma área de 136 hectares, localizada próximo à Alça Viária. Para a execução da obra a gestão municipal já tem reservados recursos da ordem de R$ 10 milhões. Mais de 60 empresas entregaram cartas de intenção para se instalar no complexo, que será dividido por setores de confecção, logística, movelaria e produtos naturais... Leia mais aqui 
O governo do Estado garantiu apoio à implantação do parque industrial, cujas obras deverão ser iniciadas nos próximos meses. “O projeto está em consonância com o Plano Pará 2030 que, tem como um dos principais mecanismos o incentivo à verticalização das cadeias produtivas. E tudo o que traga desenvolvimento e ajude a dinamizar a economia do Pará merece incentivo”, destacou Jatene.
Um dos detalhes ressaltados durante a apresentação do projeto foi a necessidade de abertura da Avenida Liberdade, que integra o projeto de interligação da região metropolitana e corta a área do parque industrial. Jatene pediu que o projeto fosse encaminhado à Secretaria Estadual de Transportes (Setran) para que a equipe técnica analise a melhor alternativa para abertura da via. “Temos que ver se é mais viável manter o desenho inicial ou se é melhor que a avenida ladeie o parque”, reiterou o governador.
O prefeito Mário Filho também apresentou o projeto do parque ambiental, um espaço voltado para o entretenimento, cultura e lazer da população, a ser construído na área da antiga Fazenda Pirelli - inserida em uma unidade de conservação que está sob a tutela do governo do Pará. “A implantação do parque ambiental está sendo discutida em conjunto com a equipe do Estado, para que possamos trabalhar de forma convergente. Estamos estudando a captação de recursos junto a grupos americanos que tem interesse nessa área e acredito que teremos êxito nessa questão”, avaliou o gestor municipal de Marituba.
Mário Filho também apresentou ao governador Simão Jatene o projeto que prevê a instalação de 180 postes de iluminação ao longo da BR-316, no perímetro de 9,2 quilômetros da rodovia que cortam o município. “Há muito tempo estamos pedindo a liberação do DNIT para iluminar esse trecho da BR, mas não conseguimos. Agora, com a cessão de uso para o governo do Estado, decidimos então redirecionar essa solicitação. Na medida em que as obras do BRT chegarem ao município, os postes serão retirados e colocados em outras áreas da cidade”, explicou o prefeito.
O diretor do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira, informou que esse trabalho poderá ser conduzido pela prefeitura de Marituba sem prejuízo ao andamento do projeto do BRT Metropolitano.
Também participaram da reunião o chefe de gabinete da prefeitura de Marituba, Danilo Alho; o assistente técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba, Rodrigo Vianna, e o presidente da Companhia Industrial de Marituba, Edmilson Campos.
Por Dani Filgueiras (Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.