quarta-feira, 12 de outubro de 2016

"A sociedade brasileira não sabe o que pensa a Rede, nem consegue situá-la no espectro político-ideológico"

Brejões (BA), Livramento de Nossa Senhora (BA), Seabra (BA), Cabo Frio (RJ), Lençóis Paulista (SP). Os cinco municípios foram os únicos do país a eleger prefeitos da Rede Sustentabilidade, o novo partido de Marina Silva.

Em entrevista à repórter Marina Dias, a ex-senadora admitiu que o desempenho da sigla ficou aquém do esperado. "Não vamos minimizar o fato de que foram apenas cinco prefeituras. Mas não colocamos como principal métrica o resultado eleitoral, ainda que para um partido político ele seja importante", disse.

E qual seria a métrica a ser considerada? "Contribuir para o processo municipal sem instrumentalizar a eleição pensando em 2018", respondeu a ex-senadora, em marinês castiço. "A Rede foi um espaço para a renovação da política", acrescentou.

Mesmo vendo a nova sigla como uma mera incubadora de políticos, é impossível ignorar os fatos. A Rede naufragou em suas principais apostas no ano. No Rio, Alessandro Molon teve apenas 1% dos votos. Em São Paulo, Ricardo Young não chegou a pontuar. Teve menos votos para prefeito que 44 dos 55 vereadores eleitos.

O partido ainda pode marcar um gol de honra em Macapá, onde disputa o segundo turno. Mesmo assim, ficará longe de ocupar o espaço aberto pelo encolhimento do PT e pelo clima de insatisfação com a política.

Na semana passada, oito intelectuais deixaram a sigla em protesto contra o seu "vazio de posicionamentos políticos". "A sociedade brasileira não sabe o que pensa a Rede, nem consegue situá-la no espectro político-ideológico", afirmaram.

Marina contestou a crítica, mas deu certa razão aos dissidentes ao dizer que sua relação com o governo Temer é de "independência" —nem oposição nem situação, muito pelo contrário. Na era do duelo PT x PSDB, ela já teve dificuldade para se viabilizar como terceira via. No novo cenário do país, a insistência em ficar em cima do muro pode ser um passaporte para a irrelevância eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar o que quiser, apenas com coerência e sem ataques pessoais.